O Despertar das Ilusões no Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Reverendo Genshô define o Budismo como uma religião que se dedica acabar com as ilusões, processo que é descrito também como o Despertar para a realidade.

Porém é importante que se diga que essa não é a única missão do Budismo, mas a principal, pois a crença do Buda fala em cosmologia, vida após a morte, renascimento, karma, e embora isso não seja um destaque para ela, também tem uma pequena missão em trazer conhecimentos religiosos.  

O nome Buda significa aquele que despertou, e apesar de ser um termo usado para nomear o criador do Budismo, é também aplicado a qualquer ser que tenha despertado das ilusões, que tenha atingido o Nirvana.

Na palavra Buda, Bud significa despertar, já o a significa aquele que.

Buda é aquele que despertou, que está acordado das ilusões.

Sidarta Gautama, que é o nome de nascimento do criador do Budismo, propôs um caminho de oito vias para atingir o Nirvana, que resumidamente é se abster de fazer o mal, fazer o bem, praticar a meditação e a atenção plena, que é viver o aqui e o agora, que é viver o absoluto.

As etapas dessas oito vias são: o pensamento, a fala, a ação, o modo de vida, a compreensão e a ação desprovida de qualquer intenção maldosa, mas sim bondosa.

E o complemento dessas oito vias são: a meditação e a atenção plena.

Uma coisa curiosa no Budismo, é que ele parte do princípio que todos os seres têm ilusões, e isso é difícil de aceitarmos isso em parte, pois não enxergamos isso, e isso pode ir contra nosso orgulho e vaidade.

Mas a Psicologia confirma isso com a noção de inconsciente, que é uma região da mente oculta, que não temos consciência, e nela estão diversas informações sobre nós e tudo o que vivenciamos, e todo mundo tem isso, ninguém é 100% consciente de tudo, e nem o Nirvana traz toda essa informação para nós, então o despertar no Nirvana não é a saída total de todas as informações que estão na mente e não sabemos.

A conscientização de nós mesmo nos remete ao nome consciência, que é o que sabemos, mas muitas coisas estão ocultas de nós, e o autoconhecimento é a descoberta dessas informações.

No Budismo existem muitas informações e práticas, e elas tem o objetivo de tirar o homem de suas ilusões, as que são possíveis, e nos fazer atingir o Nirvana, o que também é possível, e é o que se dedica em maior parte a religião de Sidarta Gautama.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

 

Você também pode se interessar por: